Seja bem vindo!!! "Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém... Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... E ter paciência para que a vida faça o resto..."

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PS3 - Fallout: New Vegas

Plataforma: PS3
Gênero: Guerra
Jogabilidade: Ótimo
Idade mínima recomendada: 18 anos
História: Apenas uma expansão gigantesca ou muito mais do que isso?
Os RPGs ocidentais estão cada vez mais impactantes. Há cerca de uma década, o mundo só queria saber de títulos como Final Fantasy, Dragon Quest e outros exemplos de origem nipônica. Felizmente, o cenário mudou drasticamente, trazendo muito mais variedade ao público gamer. Sim, os JRPGs, como são conhecidos, continuam bombando, mas agora temos muitas outras opções interessantes.
Uma delas é a série Fallout, que, em 2008, ganhou grande atenção na mídia com Fallout 3. Aclamado pela crítica e pelos jogadores, o terceiro jogo da série trazia um universo riquíssimo, no qual o jogador encarnava um dos sobreviventes de um ataque nuclear que devastou todo o mundo.
O título trouxe muitas mecânicas inovadoras e, mesmo sendo na perspectiva de primeira pessoa, manteve alguns elementos clássicos do gênero. Uma combinação quase perfeita, se não fossem alguns probleminhas técnicos que acabaram denegrindo a experiência. Mesmo assim, não há como negar: Fallout 3 é um jogão.
Os fãs puderam desfrutar de mais de 100 horas de jogo graças a uma campanha robusta e dezenas de missões secundárias. Como se não bastasse, a Bethesda, responsável pelo game, resolveu lançar várias expansões para manter os jogadores animados.
A maior surpresa, contudo, chegou com o anúncio de um novo jogo da série. Antes mesmo de lançar todas as expansões para Fallout 3, a companhia revelava Fallout: New Vegas, um game completamente novo e que seria vendido assim como qualquer outro. À primeira vista, a notícia não animou muito, principalmente pelo fato de Fallout 3 ainda ser recente — recebendo expansões. Será que teríamos apenas mais uma expansão disfarçada de jogo?
O Baixaki Jogos resolveu tirar a prova com a análise do game. Podemos afirmar que sim, Fallout: New Vegas tem muito em comum com o terceiro jogo da série. Entretanto, isso não é necessariamente algo ruim, já que estamos falando de um dos jogos mais aclamados pela crítica.
Em suma, Fallout: New Vegas é um presentão para os fãs e para quem nunca teve a oportunidade de conferir o terceiro jogo. Boa parte dos elementos que consagraram o jogo nesta geração continua intacta, mas ainda temos algumas melhorias e novidades. Infelizmente, alguns problemas também pegaram carona e a engine, a mesma do game anterior, começa a mostrar sua idade. Mesmo assim, nada que acabe com um dos títulos mais expressivos dos últimos anos.
Aprovado
Viva New Vegas!
Sem dúvidas, um dos fatores mais marcantes de Fallout: New Vegas, assim como do terceiro jogo da série, é a apresentação. A trama do título pode até ser relativamente simples, mas a maneira como ela é apresentada é simplesmente fenomenal, assim como o nível de profundidade. Não é exagero dizer que o jogador ficará preso à tela com tantos diálogos curiosos e personalidades distintas no universo de New Vegas.
Essencialmente, a trama traz a história de uma espécie de emissário — você — que é surpreendido por pessoas desconhecidas e acaba com um tiro na cabeça. Mas, antes de nos aprofundarmos nisso, vamos aos detalhes do universo de New Vegas. No jogo, os Estados Unidos foram praticamente eliminados do mapa graças a uma guerra nuclear. Mesmo assim, muitos sobreviveram e a sede pelo poder continua intacta.
Detalhe para a cidade de Vegas, que sobreviveu aos ataques quase sem nenhum arranhão. Além disso, um grupo de pessoas conservadoras resolveu se unir para tentar colocar ordem na Califórnia. Seu nome? New California Republic, ou NCR. Essa galera sobrevive graças à Hoover Dam, uma represa que fornece acesso à eletricidade e água limpa — algo extremamente raro para esses tempos.
Mas é claro que onde há poder, existem problemas. E em Fallout: New Vegas as coisas não são diferentes. A New California Republic é ameaçada pela Legion, um grupo liderado por um ditador que gosta de ser chamado de Caesar. O cara usa a metodologia romana para conquistar outras civilizações, absorvendo tribos e escravizando parte de sua população.
O resultado de tudo isso é um conflito intenso pelo poder. A briga entre as duas facções é um dos elementos estruturais de Fallout: New Vegas, e um dos grandes motivos para que o jogador desfrute do game até o fim, quando os problemas finalmente forem resolvidos.
Mas, voltemos ao seu personagem, um emissário sem nome e sem passado. Aparentemente, você é apenas um cara ou uma moça comum, que tem como objetivo entregar um pacote a uma pessoa de New Vegas. Entretanto, as complicações surgem, e você acaba mortalmente ferido. Misteriosamente, seu personagem continua vivo e é resgatado por um robô metido a caubói. Depois disso, tudo o que você deseja é a vingança e a verdade.
Novamente, vale ressaltar que a trama não é das mais complexas — ou vai dizer que você nunca viu um filme em que o personagem busca vingança? Mesmo assim, Fallout: New Vegas conta sua história de maneira espetacular, graças a um roteiro bacana e uma equipe de atores — responsáveis pelas vozes dos personagens — que cumpre muito bem seu trabalho. Você é realmente sugado para dentro do game.
Nota: 8,0

0 comentários:

Postar um comentário