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domingo, 18 de março de 2012

XBOX 360 - I Am Alive

Plataforma: XBOX 360
Jogabilidade: Excelente
Idade mínima recomendada: 18 anos
História: Um game interessante sobre as escolhas e a sobrevivência de um simples ser humano

Para começar, games que são anunciados muitas vezes com muita pompa, e depois são adiados ou cancelados, saindo do padrão normal de desenvolvimento sempre são recebidos com um pé atrás. As primeiras informações sobre I am Alive surgiram na E3 2008 e por um longo tempo a Ubisoft nem sequer se manifestou mais sobre a obra.

Depois de muita confusão, foi decidido que o título não mais ganharia uma versão para PC e seria lançado somente nas redes online Xbox LIVE Arcade e PlayStation Network. Isto posto, com as devidas ressalvas já mencionadas, I am Alive finalmente chegou aos gamers depois de muitos trailers e comunicados sobre sua atmosfera sombria e sobre como os jogadores encarariam desafios morais durante a jogatina.

Então, será que I am Alive que levou seis anos para ser desenvolvido pela Ubisoft Shanghai Darkworks valeu a espera? Vamos ver.

AprovadoAtmosfera sombria

Desde o primeiro momento de jogabilidade até os últimos segundos de I am Alive, você nunca se sente seguro. A atmosfera é muito densa (quase que literalmente) e o trabalho de direção de arte do game conspira para um clima de insegurança. A desolação e as ruínas fazem muito sentido, pois apesar de não se saber ao certo o que foi que aconteceu durante os tais “eventos” que o personagem principal menciona, por certo trata-se de algo apocalíptico.

A vida é escassa em todos os sentidos e para todos os lados. É um game artisticamente bonito, no qual a construção da atmosfera se deve muito à trilha sonora e aos efeitos de som. A música que acompanha todos os momentos de exploração do game torna-se parte de sua interpretação do que está acontecendo.

Por exemplo, quando a estamina está entrando em níveis críticos, a trilha se intensifica, aumentando a sensação de urgência, gerando mais tensão e dando certeza de o que precisa ser feito, “deve ser feito rápido!”.

Combate psicológico

I am Alive trata de pura e simples sobrevivência humana. Portanto, não há disponibilidade de muitos itens em nenhum lugar do jogo. Fartura é um termo que você vai passar longe, principalmente no quesito munição. Então, como enfrentar múltiplos inimigos sem poder sair disparando tiros a torto e a direito e sem esfaqueá-los inadvertidamente?

Sem contar você é um ser humano que, apesar das habilidades de parkour de Nathan Drake, não possui resistência sobre humana. Isso implica em: levou um tiro, praticamente morreu. Nesse ponto temos a clara definição de que o gênero de I am Alive pretende mexer com seus nervos. A estratégia é o elemento chave para vencer os conflitos e evitar as batalhas desnecessárias.

Em certo momento do jogo, você adquire um arco e algumas flechas. Daí por diante fica mais fácil encarar mais de um oponente de uma vez. Mas, basicamente, você descobre quem são os inimigos mais perigosos (geralmente os que portam armas de fogo) e cuida deles primeiro. Inclusive, mesmo que você não tenha balas, é possível "blefar" e apontar seu revólver para um maldito transeunte e fazê-lo se render, para depois acabar com a raça dele.


Pressa é inimiga da perfeição

I am Alive adota uma maneira de jogo que lembra os antigos “continues”. No game, você coleta itens chamados “retry”, que no caso de você morre, eles permitem que você retorne ao último checkpoint. Porém, eles são consumíveis e se eles acabarem, é preciso retornar ao início do último jogo salvo.

Mas por que isso é um ponto positivo? Porque essa carência de certeza sobre o futuro faz com que a tensão do game se multiplique exponencialmente. Para conseguir avançar satisfatoriamente é preciso de paciência e cautela. Você precisa utilizar de raciocínio rápido e lógica a todos os momentos e, não obstante, consegue resolver situações problemáticas se estiver atento a tudo o que se passa na tela o tempo inteiro.

Nota: 8,9



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