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quarta-feira, 7 de abril de 2010

WII - Skate it

Plataforma: WII
Gênero: Esporte
Jogabilidade: Boa
Idade mínima recomendada: 12 anos
História: Há pouco mais de duas gerações, um nome era absoluto quando falávamos em jogos de skate: Tony Hawk. Certamente, o Falcão revolucionou o mundo dos games, consolidando o esporte de maneira definitiva no universo do entretenimento eletrônico. Além disso, muitos passaram a praticar manobras e arriscar saltos fora dos games, com suas tábuas sobre rodas.
Mas, após um bom tempo de reinado, Hawk finalmente é ameaçado. Por quem? Um jogo de título ousado, que parecia tentar reunir toda a essência do esporte em um título com os pés no chão — algo distante da proposta dos jogos da série Tony Hawk. Sim, estamos falando de Skate, da Electronic Arts.
O jogo debutou no Xbox 360 e no PlayStation 3 em 2007, e trouxe consigo um sistema de controles revolucionário: o Flick It. Basicamente, em vez de simplesmente pressionar os botões de maneira quase aleatória, o jogador tinha de calcular seus movimentos e executa-los precisamente no analógico direito do joystick. O resultado? Uma jogabilidade fenomenal, que, mesmo extremamente difícil, agradou os jogadores e principalmente os aficionados ao esporte.
O título logo recebeu uma sequência, Skate 2, que corrigiu vários problemas do primeiro e ainda trouxe algumas novidades bacanas, como a possibilidade de arrastar objetos para criar sua própria pista. Mas, antes disto, a EA Black Box, responsável pela franquia, decidiu portar o game para o console casual desta geração, o Nintendo Wii.
Mas, como a desenvolvedora faria para recriar o fabuloso sistema Flick It em uma plataforma que só possui um direcional analógico? Bem, na realidade, não foi bem isto que ocorreu. Em vez de utilizar os analógicos, o jogador executa as manobras com o Wii Remote ou até mesmo com o Wii Balance Board.
Contudo, na prática, as coisas não funcionam tão bem quanto na versão original, mesmo após algumas horas de treino. Os controles não são tão precisos, e a experiência acaba pendendo para o lado arcade. Mesmo assim, Skate It diverte, sendo, sem dúvidas, um dos melhores jogos do esporte no Nintendo Wii. Confira mais detalhes em nossa análise. Aprovado
Do que nós gostamos
Caiu como uma luva
Bem, quem já desfrutou da versão para PS3 e X360 provavelmente deve se lembrar da famosa San Vanelona, uma cidade fictícia que mistura locais de São Francisco, Vancouver e Barcelona. Em Skate It ela retorna, mas um pouco diferente. Desta vez, um misterioso desastre atingiu a cidade. Meteoros? Alienígenas? Terremoto? Ninguém sabe ao certo — e poucos sobreviveram para contar.
O fato é que San Vanelona agora está em ruínas, e você não encontrará mais dezenas de pessoas caminhando pelas ruas e nem será atropelado pelos veículos que circulam a cidade — até que isso não é tão ruim. Mas, as pessoas não foram as únicas coisas que sumiram. Muitos dos locais preferidos dos skatistas também viraram poeira, enquanto outros sofreram mudanças drásticas. Como todo esportista, temos de se adaptar ao ambiente, e seu personagem faz isto muito bem.
Falando em personagem, novamente você encarna um cara sem nome e aparentemente sem voz. O único que fala aqui é o lendário câmera que também participou do primeiro game. Voltando aos ambientes, muitos locais danificados também acabam abrindo novas possibilidades para os skatistas, pois diversos obstáculos interessantes acabam sendo criados. O melhor de tudo é que, se você já jogou a versão original, então se sentirá familiarizado com o Skate It. A Electronic Arts recriou os ambientes de maneira fiel ao primeiro game, algo que deve agradar bastante os fãs de Skate. Isso normalmente não ocorre no Wii, pois devido aos limites de hardware, muito acaba se perdendo nesta transição.
Estas limitações parecem ter caído como uma luva em Skate It. A ausência de população e carros certamente poupa o trabalho do hardware do Wii, permitindo a concepção de gráficos mais bacanas e outros detalhes. Além disso, não há motivos para explorar os locais devastados da cidade e, por isso, o jogador só navega entre os pontos quentes para os skatistas.
É claro que tudo isto acaba alterando também a estrutura base do game. Em vez de perambular livremente por San Vanelona, como ocorria na versão original, o jogador acaba ficando preso aos menus. Isso também tem seu lado bom, pois facilita a seleção dos objetivos e o acesso aos eventos.
Em suma, a campanha de Skate It está menos orgânica que a versão original, mas, em suas oito horas, pode facilmente prender o jogador. E os controles, como ficaram? Vamos lá.
Uma boa troca
Ao todo, existem três opções diferentes para controlar seu skatista no game: Nunchuk, Nunchuk e Wii Remote ou Wii Balance Board. Na primeira delas, você utiliza o Remote para controlar seu personagem, enquanto na segunda ele é controlado com o analógico do Nunchuk — no Balance Board você também deve utilizar os joysticks para guiar seu atleta.
Mas, vamos por partes, como diria Jack o Estripador. Nós recomendamos o uso da combinação Wii Mote e Nunchuk, por ser a mais precisa. Aqui, quem realiza as manobras é Remote, que “substitui” o analógico direito na versão original através de seus movimentos.
De maneira semelhante a Skate, o jogador utiliza o joystick de diversos modos para realizar manobras diferentes. Infelizmente, a precisão não é a mesma, mas a desenvolvedora esteve ciente disto e não se focou em criar missões que exigem a execução de manobras específicas. A dificuldade caiu um pouco, e o jogo pendeu mais para o lado arcade — ao contrário da versão original. Você pode gostar ou não.
Querendo ou não, realizar manobras é algo que se tornou muito mais fácil. E, se você estiver com dúvidas, pode simplesmente consultar o menu para conferir, através de um guia visual, como se faz um Shuvit ou um 360 flip. Além dos flips, que são desferidos ao movimentar o Wii Mote de diversas maneiras, o game também oferece manobras em que o skatista segura a prancha — os famosos Grabs. Para realizá-los, basta pressionar o botão B e então torcer o Mote em qualquer direção para ajustar a posição do skatista, resultando em manobras diferentes.
Fora isso, há também os grinds — manobras em que o skatista desliza em beiradas ou corrimões. Para realizá-las, basta saltar sobre o objeto desejado e deixar que seu personagem deslize para a glória. Você também pode ajustar a manobra torcendo o Wii Remote, o que pode resultar em uma pontuação mais vantajosa.
Por último, temos os manuals. Neste movimento, seu skatista se equilibra com as duas rodas do mesmo eixo do skate, traseiras ou dianteiras. Para isso, basta imitar o movimento com seu Wii Mote. Equilibrar-se é muito fácil, assim como nos grinds.
Pegar e jogar
Skate It pode até contar com um método de manobras meio complicado, mas o restante funciona muito bem. Controlar o personagem é fácil e simples, e os demais movimentos também são muito intuitivos — principalmente para quem já jogou a versão original. Além disso, conforme mencionamos, o jogo foca nos menus, o que facilita a navegação e resulta em uma campanha mais linear e direta.
Sem dúvidas, Skate It traz uma experiência muito mais acessível que a versão original. Ao contrário do primeiro game, a versão para Wii pode ser dominada por qualquer tipo de jogador, basta alguns minutos em frente à TV e você já estará mandando suas manobras.
Os objetivos do game também são bem simples. Basicamente, as missões envolvem realizar um tipo de manobra, como um flip, em qualquer lugar ou em locais específicos. Estas manobras podem ser filmadas por seu câmera ou render fotos para a próxima edição de uma revista especializada no esporte. Há ainda alguns objetivos mais específicos, normalmente comunicados por outros skatistas profissionais através de seu celular, mas sempre envolvendo manobras. Tudo isso para se tornar o melhor skatista do ano.
Varial Flip, Hard Flip, Nose Grab e Boardslide com muito estilo.
Nota: 9,0

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