Seja bem vindo!!! "Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém... Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... E ter paciência para que a vida faça o resto..."

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PS3 - Dante's Inferno

PLataforma: PS3
Gênero: Ação
Jogabilidade: Ótimo
Idade mínima recomendada: 16 anos
História: Atmosfera espetacular e uma fórmula conhecida garantem a diversão no Inferno. Pancadaria, brutalidade e botões sendo esmagados constantemente. Atualmente, esta combinação é mais que comum. Existem dezenas de jogos que possuem uma fórmula que usufrui deste fantástico combo que assola no mundo do entretenimento eletrônico. É praticamente impossível não falar de God of War quando estamos tratando de violência e do próprio gênero hack ‘n slash.
Além disso, é comum também compararmos os grandes lançamentos com a lendária aventura de Kratos. Afinal, quando GoW chegou às lojas, um novo padrão foi estabelecido, e o game ainda é utilizado como exemplo para diversos outros títulos do gênero.
Nesta geração, tivemos alguns jogos que relembram bastante a franquia da Sony que brutalizou o PlayStation 2. Darksiders é um dos exemplos mais recentes, mas há um título em específico que vem causando regozijos nos fãs do gênero: Dante’s Inferno. Depois de muita ansiedade, o Baixaki Jogos finalmente analisou o game. Será que temos apenas mais uma cópia de God of War ou o responsável por um novo padrão?
Bem-vindo ao Inferno
Dante’s Inferno se parece sim com God of War. Normalmente, esta é a primeira coisa que pensamos ou ouvimos quando iniciamos o game. Durante nossa sessão de testes, muitos espectadores até confundiram Dante com Kratos, algo que pode acontecer com qualquer um.
“Então o jogo é uma mera cópia de God of War?” Não exatamente. Primeiramente, God of War não foi o primeiro a fazer o que fez — mesmo sendo um dos mais importantes devido ao nível alcançado. Além disso, Dante’s Inferno traz uma trama diferente e interessante, inspirando-se nos nove círculos do Inferno que são retratados no épico poema de Dante Alighieri.
Mas, aqui, Dante é um cavaleiro templário brutal com uma simples missão: salvar sua amada Beatrice. Para isso, o personagem terá de explorar os piores locais imaginados pela humanidade, enfrentando demônios e tudo que há de mais aterrorizante no mundo. Como é possível perceber, existem algumas mudanças em relação ao poema original, mas elas foram feitas para o bem da diversão.
Falando em diversão, como todo bom jogo de hack ‘n slash, Dante’s Inferno dá um show. Logo nos primeiros momentos, o jogador já percebe a intensidade que o aguarda. Depois de ser introduzido à trama com CGs belíssimas — que se qualificam facilmente entre as mais bem feitas desta geração — e animações bacanas, você encarna o poderoso e habilidoso Dante.
Depois de acabar com a própria Morte, algo já visto durante a versão demonstrativa do game, Dante inicia uma aventura que exigirá muito de seus braços. Com ajuda da ameaçadora foice roubada do próprio Ceifador, o jogador tem a chance de aniquilar facilmente qualquer um que cruze seu caminho. Dante conta com um sistema de golpes comum para o gênero, com ataques rápidos e fortes. Você ainda pode combiná-los para realizar combos ainda mais devastadores.
Além da foice, Dante também conta com uma espécie de cruz milagrosa. Mas, ao contrário do que se pode imaginar, esta cruz também é capaz de acabar com a vida dos inimigos de maneira brutal. Esta arma dispara ataques mágicos que podem atingir seus oponentes à longa distância, o que facilita a jornada do protagonista. A combinação destes dois ataques é essencial para a sobrevivência de Dante e traz um equilíbrio bacana para a fórmula.
Dante ainda conta com a possibilidade de adquirir ou aprimorar suas habilidades. Para isso, é necessário adquirir almas, que são como os pontos de experiência do game. Ao contrário da maioria dos jogos, não basta somente obter pontos de experiência e sair gastando-os em uma árvore de habilidades. Você terá de capturar os inimigos e absolvê-los ou puni-los para alimentar as determinadas barras que alimentam cada tipo de Skill Tree. Dante’s Inferno conta com um ajuste interessante, trazendo duas Skill Trees independentes: Unholy (não sagrada) e Holy (sagrada). Cada uma conta com habilidades específicas, e jogador deverá escolher em qual delas gastará suas preciosas almas. Obviamente, você também poderá optar por um personagem híbrido — algo altamente recomendável.
Tudo isso resulta em combates realmente sólidos. O jogador tem a chance de alterar entre suas poderosas armas, a cruz e a foice, para realizar combos incríveis que resultam em um verdadeiro show de violência. Dante é tão brutal quanto Kratos, desferindo diversos tipos de ataques diferentes e arrebentando seus oponentes da maneira mais brutal possível. Os controles colaboram, trazendo uma fórmula que qualquer jogador de God of War pegará facilmente.
Artisticamente, o título é extremamente belo. Os ambientes são uma releitura muito interessante do que é retratado na obra de Dante Alighieri, fazendo com que o jogador realmente se sinta em um local que jamais deseja estar. A diferença de um círculo para outro é visível, com ambientes drasticamente diferentes e inimigos adequados para o que está sendo retratado. E tudo fica cada vez pior — no bom sentido.
Existem também alguns extras no jogo, como uma sessão de desafios que é aberta após o término da campanha — algo que deve levar cerca de 10 horas. A versão para PlayStation 3 conta com uma enxurrada de materiais bônus, incluindo o poema completo (em inglês), a trilha sonora e muito mais.
Em suma, Dante’s Inferno é um jogo no estilo hack ‘n slash que consegue divertir e cativar o jogador graças à sua fórmula simples e brutal. Sim, você esmaga os botões, mas faz isso em um jogo livre de bugs, sem loadings, com uma taxa de 60 quadros por segundo e acompanhado por uma trama que, no mínimo, fará você chegar até o fim. Pode até ser um game extremamente parecido com God of War, mas Dante’s Inferno também diverte igualmente.

Aprovado
Do que nós gostamos

Ambientação
Não há como negar: a ambientação de Dante’s Inferno é espetacular. Nos primeiros momentos do game, você ficará deslumbrado com a atmosfera do game. É comovente, por exemplo, enfrentar bebês demoníacos com lâminas no lugar de suas mãos no círculo dos não batizados. Além disso, o Inferno consegue ser realmente um lugar desprezível, graças ao fantástico trabalho da equipe de arte.
Os anéis iniciais merecem ainda mais destaque, pois trazem um design fabuloso e que definitivamente prenderá o jogador. Na Luxúria, por exemplo, o gamer encontrará vários elementos repugnantes, os quais podem ser vistos nas paredes e até mesmo na composição dos inimigos. Certamente, não se trata de uma interpretação fiel ao poema, mas Dante’s Inferno consegue migrá-la de maneira ideal para o mundo dos games.
O Inferno é divertido
Esta afirmação pode parecer estranha, mas você entenderá quando passar os primeiros momentos ao lado de Dante’s Inferno. Conforme mencionamos anteriormente, o título conta com uma fórmula conhecida por muitos e adota vários elementos de outros jogos do gênero. Mas, sua execução é muito bem feita, o que resulta em uma experiência tão divertida quanto qualquer outro jogo do gênero.
Os combates estrelados por Dante são satisfatórios. Além de poder desbloquear uma série de habilidades diferentes, o que contribui para a longevidade e diversão do game, o título também conta com outros elementos que garantem uma aventura saudável. As Relics, por exemplo, são como acessórios que podem ser equipados e fornecem habilidades passivas extras ao jogador, como ataques mágicos mais poderosos, por exemplo. Eles também são aprimorados, mas de modo automático.
Nota: 9,0

0 comentários:

Postar um comentário